O Colégio / História

O Colégio Marca d’Água encontra as suas raízes no final dos anos 80, ainda no seio da Escola Vértice, quando procurou alargar a sua oferta para além do ensino profissional.

O Ensino Pré-Escolar foi uma das primeiras valências. No ano letivo de 1995/1996 a escola viu aprovado o alvará para o funcionamento do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Até ao ano de 2004 a instituição funcionou na freguesia de Seroa. Nessa altura, dado o aumento do número de alunos, mudou-se para as atuais instalações em Penamaior.

Além da mudança física, nesse ano, nasceu também uma nova marca: a Escola Vértice (serviços de infância) transformou-se no colégio Marca d’Água.

Poucos anos mais tarde junta-se ao Colégio a creche Berçolândia, ainda que num edifício diferente.

Quase duas centenas de crianças passaram a usufruir das valências de Berçário, Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

O ano letivo de 2012/2013 demarcou a inauguração do 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo este sido um passo importante na história deste estabelecimento de ensino.

Dois anos depois, com a intenção não só de abrir ao público mais um ciclo de ensino mas também de tornar o colégio mais eficiente e moderno, este muda para novas instalações, em Moínhos. Esta recente mudança colocou o colégio virtualmente no centro de Paços de Ferreira e permitiu a criação de um edifício único capaz de acomodar todos os serviços que temos para lhe oferecer.