Colégio Marca d'Água no top do concelho

Data: 10/12/2013

O ranking das escolas portuguesas atribuiu uma boa posição ao Colégio Marca d'Água: obteve o segundo lugar do concelho (entre 20 escolas e colégios) e em termos nacionais classificou-se em 732.º (entre 4621 escolas e colégios).
Estes resultados evidenciam o bom desempenho Colégio e deixam os seus responsáveis satisfeitos e foram particularmente apreciados pelo facto de um dos exames (Matemática) ter sido realizado com a presença de um inspetor do Ministério da Educação, que acompanhou os alunos durante a prova, de modo a aferir os procedimentos adotados. Foi, como é natural, um elemento de nervosismo para o qual os alunos souberam, facilmente, se adaptar. Numa altura em que a transparência das escolas privadas é colocada em causa, ficou assegurado de que o Colégio cumpriu escrupulosamente o definido pela tutela.
Não obstante a satisfação pelos resultados obtidos, a direção do colégio não deixa de mostrar empenho noutras dimensões do papel da escola. Claúdia Belchior, no editorial da Newsletter Marca d'Água,  refere a este propósito que se reflete “pouco sobre o facto de a aprendizagem ir muito além da sua componente cognitiva. Nos rankings não é avaliado o saber ser, o saber estar. Ninguém avalia o valor da amizade ou a importância de fazermos parte de um sítio onde nos ajudam a crescer como gente inteira. Mas fazemo-los nós, no nosso dia-a-dia”. Para a diretora do colégio, “o mais importante não é centrarmos o ensino nos resultados de dois exames anuais, mas centrá-lo na aprendizagem de competências para a vida, promovendo um desenvolvimento harmonioso”.