Notícias

Visita a Guimarães


Data: 26/01/2017


                Hoje as turmas do 2º., 3º. e 4º. Anos foram a Guimarães.

                Chegados ao distrito de Braga, mais propriamente a cidade de Guimarães, entramos no Museu Alberto Sampaio. Neste museu assistimos a um teatro de marionetas sobre o Rei D. João I e descobrimos a estratégia usada pelo mesmo, na entrada pelas muralhas de Guimarães. O teatro foi muito divertido, até parecia uma comédia, pois rimo-nos muito com uma das personagens, chamada João Azedo.

                De seguida, visitamos o museu e vimos relíquias muito valiosas, como por exemplo: o laudel de D. João I e um presépio de prata dourada, oferecida pelo Rei à Nossa Senhora da Oliveira, por ter vencido a Batalha de Aljubarrota.

                Depois, seguimos para o Paço dos Duques. Nesse local, entrevistámos D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal em pessoa! Durante esta entrevista ficamos a saber muitas curiosidades sobre aquela época. O nosso rei também nos disse que preferia o seu cognome, “O Fundador”. Para terminar, tirámos uma foto de grupo com esta ilustre pessoa!

            Logo depois, fomos visitar o Palácio, no qual viveu D. Catarina de Bragança, que se diz que levou a tangerina, a marmelada e o hábito de tomar chá em grupo para Inglaterra. Lá dentro tivemos a oportunidade de ver os quartos, a sala dos passos perdidos, a sala de armas, a sala dos banquetes e até uma capela! Tudo estava adornado com várias tapeçarias e enormes quadros! Como era muito grande, o Palácio tinha ainda 39 lareiras e 39 chaminés. Mas que poluição atmosférica devem ter causado! No fim, a simpática guia disse-nos ainda que os reis de Espanha tinham estado lá há pouco tempo a jantar com nosso Presidente. Uau!

            No meio disto tudo, ficámos a saber muitos factos estranhos: As camas eram mais curtas pois havia a superstição de que se dormissem esticados não acordariam; As necessidades eram feitas num pote e atiradas pela janela; como não havia guardanapos, o pelo dos cães servia; as pessoas mediam todas cerca de 1,50m e tomavam banho 2 a 3 vezes por ano, todos na mesma água!

            Já cansados, foi tempo de regressar ao nosso Colégio. Com esta visita, aprendemos muito sobre a nossa história e estamos ansiosos que o 4º ano chegue para sabermos mais!

Esta notícia foi cortesia do 3º ano

 
Notícias relacionadas:
· 


« Notícia anterior  Notícia seguinte »

« Voltar